sábado, 22 de maio de 2010

Rotíferos

Rotíferos são seres do reino Animalia que vivem em poças, lagoas, lagos e oceanos, são chamados assim por possuírem o "órgão rotífero", uma estrutura que fica girando para a captação de alimentos que podem ser partículas vegetais, fungos ou bactérias.


Os rotíferos da ordem Bdelloidea não utilizam o alimento somente para obter energia, eles utilizam o DNA dos seres que ingerem para renovar seu próprio DNA! E essa é a única forma que esses tipos de rotíferos tem de renovar o DNA, pois eles só produzem novas gerações colocando células-ovo não fertilizadas, ou seja, nao há troca de material genético entre esses tipos de rotíferos!

Acontece que em épocas de seca as membranas das células reprodutoras e o próprio DNA do rotífero ficam danificados, então o DNA dos seres que ele ingere consegue penetrar nas céluas.

Como os rotíferos conseguem se regenerar por completo, quando a situação do ambiente torna-se novamente favorável, eles retornam com o DNA estranho totalmente integrado, inclusive nas células reprodutivas, assim, as novas gerações possuem um material genético renovado.

Na árvore da vida eles encontram-se entre os anelídeos e os nematelmintos e a Ordem Bdelloidea possui aproximadamente 360 espécies!

1 comentários:

Ivana disse...

Interessante!Qual referencia bibliográfica utilizou?

Postar um comentário