domingo, 30 de maio de 2010

Descoberta nova espécie do gênero Homo


A criatura usava ferramentas e possivelmente o fogo, além disso há estudos para comprovar se o Homo gautengensis era realmente canibal, como teoriza-se.
A designação da nova espécie é baseada em pedaços fósseis de um esqueleto entre 2 milhões a 800 mil anos de idade. Mandíbula, dentes e outros ossos foram encontrados no complexo de cavernas Sterkfontein na província de Gauteng na África do Sul.
Embora tenham sido encontrados apenas fragmentos de seis indivíduos, já foi constatado que o H. gautengensis andava ereto e tinha aproximadamente um metro de altura e pesava 50 quilos, segundo o antropologo pesquisador Curnoe da Universidade de New South Wales, da Austrália.
Comparando proporcionalmente com os humanos atuais, a nova espécie tinha braços mais longos, face progetada, como os chimpanzés, dentes grandes e um cérebro pequeno, mas não tão pequeno para formular comunicação verbal.
"Por mais que pareça possível que o Homo gautengensis tivesse algum sistema de linguagem, deve ter sido muito mais rudimentar que a nossa, carecendo de tonalização complexa e formas gramaticais, como todas a linguagens humanas têm" disse Cornoe através de uam entrevista via e-mail para o National Geographic.

Apesar de possuir características humanas, o Homo gautengensis parece não ser o ancestral de nossa espécie, pois aparece muito tarde na linha evolutiva para ser nosso ancestral direto, acredita Cornoe.
Além disso, outros hominídeos como o Homo erectus, que são mais provavelmente nossos ancestrais, também foram datados do mesmo período, o que sugere que o predecessor do H. erectus surgiu antes mesmo do H. gautengensis.
Cornoe ainda diz que "honestamente, não sabemos qual espécie foi o ancestral direto mais antigo na linha evolutiva humana" .
O antropologista ainda diz que detectou 40 características que parecem diferenciar a nova espécie de nosso ncestrais mais prováveis, os australoptecus.

Fonte: National Geographic onde podemos explorar a linha do tempo pré-histórica




0 comentários:

Postar um comentário