sábado, 22 de maio de 2010

Dia e Ano Internacional da Biodiversidade

Hoje é o dia Internacional da Biodiversidade e 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade!

Haverá uma reunião internacional em outubro, promovida pela ONU, o COP10 da biodiversidade e será sediado no Japão. Muita demagogia rolando solta, principalmente porque o próprio Japão contribui para a matança de muito animais marinhos. Mas isso é para outro post.


Clique na imagem a cima para visitar o site do encontro


O encontro "pretende discutir assuntos como a ocupação desordenada de áreas naturais, a caça e comércio ilegal de espécies e a poluição dos rios e mares, entre outros problemas que estão ameaçando a existência de milhares de espécies animais e vegetais em todo o mundo."
Além disso será feito um balanço do que foi feito desde o último encontro e os últimos acordos.
O governo brasileiro apresentará como meta proteger no mínimo 30% das UCs – Unidades de Conservação da Amazônia e 10% das UCs dos outros biomas.
O Brasil, que possui 2 hotspots (cerrado e mata Atlântica), terá papel importante nas negociações do COP10 e é um dos líderes em biodiversidade, compartilhamos o posto com alguns vizinhos latinos que também têm o privilégio de hospedarem a maior floresta tropical do mundo: a floresta Amazônica com espécies ainda desconhecidas de fauna e flora!

Eventos no Rio Grande do Sul:

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS sediará exposições e mostras temporárias sobre biodiversidade

Dia 18 de maio a dia 30 de Dezembro
-serpentes: fatos e mitos
-biodiversidade de líquens da floresta de Araucária do Rio Grande do Sul
Dia 19 a 22 de Outubro
-evento especial sobre o Ano da Biodiversidade


Hotspots: são "pontos quentes", 34 áreas ao redor do planeta com prioridade de conservação, para ser considerado HoSpot, a área deve ter pelo menos 1 500 espécies endêmicas de fauna e flora, ou seja, que só existem naquela local, e perda de 3/4 da área original.
A intenção é evitar que existam mais Hotspots, evitar que áreas já ameçadas cheguem a esse estado de extinção. A mata Atlântica brasileira é um dos hotspots mais críticos, pois só existem 7% da mata original, e mesmo assim são zonas descontínuas, ou seja, pequenas ilhas da mata que um dia se estendeu ao longo do litoral brasileiro.


Mapa dos HotSpots ao redor do mundo

0 comentários:

Postar um comentário