terça-feira, 4 de maio de 2010

Água Mineral

Todos sabem que a água é muito mais saudável que um refrigerante, por exemplo, mas quem já se prestou a observar os rótulos para saber a quantidade de minerais presentes dentro da garrafinha? Quase ninguém faz isso porque não sabe os parâmetros ou porque confia nas empresas que colocam essas informações em letras miúdas.

Alguns parâmetros sob o critério de potabilidade da OMS 1995

Sulfato..........................400 mg/L

Fluoreto........................0,6-1,7 mg/L

Nitrato..........................10mg/L

Cloreto..........................250 mg/L

Sódio.............................200mg/L

Um dos parâmetros mais importantes é a concentração de nitrato. Segundo o padrão de potabilidade da OMS, uma água não deve ter mais do que 10mg/L de NO3-.

O nitrato provém da decomposição da matéria orgânica humana, animal (pecuária) e fertilizantes, o problema maior no Brasil é a falta de tratamento do esgoto doméstico e sanitário. Podendo imaginar de onde vem, já temos uma base que quanto menos nitrato mais limpa e saudável é a água.

O excesso de nitrato pode causar infertilidade em mulheres, câncer de estômago e a Metamoglobinemia ou “Síndrome de bebê azul” em crianças.

Uma marca em especial, muito comum no mercado e que contém níveis abusivos de nitrato é a água Charrua, marca que foi comprada pelo grupo Vonpar. Analise o rótulo e compare com os parâmetros da OMS, enquanto os minerais têm valores baixos, o índice de nitrato supera em mais de três vezes o valor limite! A Charrua informa em seu rótulo o valor de 34,10mg de nitrato por Litro! O Limite ideal é de 10mg/L!

A fonte mineral da Charrua encontra-se na Vila Nova em Porto Alegre, na rua João Vedana n°178

A contaminação subterrânea pode estar escondida sob uma paisagem aparentemente preservada, como explica melhor essa matéria.

Infelizmente para enviar um e-mail para a Vonpar/Charrua pedindo esclarecimentos requer um cadastro no site, para receber newsletter da marca, ato que me recuso a fazer.

Informações extraídas do documento em PDF da Portaria 1.469 Controle da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano e seu Padrão de Potabilidade


0 comentários:

Postar um comentário