terça-feira, 11 de maio de 2010

Animais abissais

"O homem conhece mais sobre a superfície da lua do que o fundo mar". Essa frase foi dita no documentário da BBC que assistimos essa semana na aula de biodiversidade e filogenia, frase repetida pela professora Dr.ª Larissa Rosa de Oliveira.
O filme mostra o curioso e praticamente desconhecido fundo do mar, pode não parecer, mas nas zonas abissais há uma variedade imensa de biodiversidade única! Incluindo seres do nosso mesmo Reino Animalia!
Devido em grande parte pela dificuldade de se chegar a essas zonas, por muito tempo houve desinteresse em se conhecer e pesquisar, os EUA por exemplo, não quiseram investir em construir submarinos que chegassem a zonas profundas, pois estavam voltando-se para a corrida espacial. Até hoje, depois de muitos avanços, a tecnologia ainda é restrita e o acesso às zonas abissais ainda é dificultado pelo problema da alta pressão que sofremos em profundidade. Existem apenas 5 pequenos submarinos tripuláveis que conseguem chegar nas fossas Marianas. A bordo do submarino tripulável "Alvin" a equipe do documentário resgistra imagens dessa zona peculiar, em uma região em há chaminés hidrotérmicas que expelem sulfeto de hidrogênio e a temperatura da água é altíssima, poliquetas sésseis, as Riftia pachyphylla, associadas a bactérias quimiosintetizantes formam a base de sustentação para outros seres do Reino Animalia! Nesse local há a estimativa de descoberta de novas espécies a cada 10 dias! E os colegas sabem o quanto são complicadas as regras para a criação de novas espécies! É preciso pesquisar muito para provar que um holótipo trata-se de uma espécie diferente e não apenas uma variação, porém a singularidade dos seres que habitam essas regiões dificilmente deixam dúvidas de que se tratam de espécies ainda não catalogadas!
Outros animais que habitam exlusivamente essas zonas são espécies de Cnidarios extremamente curiosos por sua forma e cores. Como por exemplo a Periphylla periphylla que diferentemente de outras espécies não apresenta em nenhum estágio da vida a forma séssil e possui bioluminescência, provida de suas presas.





Zonas abissais: Zonas marinhas após o talude continental, podem chegar a 5000 e 6 000 metrtos de profundidade.
As
Fossas Marianas estão em uma
zona abissal do Oceano Pacífico e são as regiões mais profundas do planeta atingindo 11.034 metros de profundidade, o Evesrest tem 8 848 de altura, ou seja, cabe um Evesrest de cabeça para baixo e sobra espaço.
Chaminés hidrotérmicas: são como vulcões submarinos, próximas da drosal meso-oceânica, mas ao invéz de expelirem magma, expelem H2S, CH4, CO, CO2, H2 e metais como Si, Mn, Fe, Zn. São consequência do movimento de placas tectônicas. As temperaturas próxima a essa região podem chegar a 350 °C.
poliquetas: são animais do filo dos anelídeos, geralmente de vida livre, porém a classe Pogonophora encontra-se na forma séssil.
Cnidarios: Filo do reino animal que abrange as águas vivas, esse filo se reproduz por reprodução sexuadae assexuada, duas medusas, por exemplo, se conjugam e formam um zigoto que dará origem a uma larva (plânulas) que ao encontrarem um substrato, fizam-se neles e formam os pólipos que na segunda fase (assexuada) se dividem dabdo origem a pequenas réplicas de si. No caso da Periphylla periphylla, não existe a fase assexuada.



0 comentários:

Postar um comentário