terça-feira, 25 de maio de 2010

Pássaro Dodô

No livro "Alice no País das Maravilhas", a personagem encontra-se com um pássaro Dodô, talvez uma das espécies já extintas mais conhecidas.



Os Dodôs viviam apenas nas ilhas Maurício, Reunião e Rodrigues, há apenas 200 anos atrás, durante o período do Holoceno.


Eram aves desajeitadas, com asas atrofiadas e com muita carne, esses também foram os fatores determinantes de sua extinção.

A  causa da extinção dos dodôs é a intervenção humana em habitats naturais.
Após estudos póstumos feitos em animais "empalhados" descobriu-se que o osso do peito dessas aves era muito desenvolvido, o que indica que muito antigamente, a espécie era voadora, porém encontrou condições t]ao favoráveis na ilha que se tornou muito bem adaptada àquele ambiente.
Porém, com a chegada do ser humano à região, houve a introdução de espécies que exóticas, que não evoluiram naquele habitat, assim, puderam competir com desigualdade pelos recursos necessários para sobrevivência. Além dessa desvantagem, as espécies introduzidas, como ratos que chegam nos navios, passaram a predar a espécie, alimentando-se, inclusive, de seus ovos.

Como na natureza uma ação desencadeia outra, uma árvore chamada "Calvária" está ameaçada de extinção, pois seus frutos de cascas rígidas eram o principal alimento dos Dodôs, que ajudavam na reprodução da árvore ao defecarem as sementes. Atulamente a Calvária está prestes a se extinguir totalmente como os Dodôs, existem apenas 13 calcárias no mundo e as que existem possuem mais de 300 anos!

Fruto da árvore Calvária


Para quem gosta de Dodôs, tem esse blog SÓ sobre Dodôs!

OBS: o Dodô não foi o único meio de espalhar as sementes de Calvária que germinan no solo após um tempo, mas a extinção desse pássaro diminuiu o número de sementes espalhadas.

1 comentários:

Diogo disse...

Se a extinção do dodô está a provocar o desaparecimento da Calvária deveriamos sensibilizar as pessoas para nunca mais provocarem a extinção de espécies que habitam o planeta terra tal como nós.

Postar um comentário