sexta-feira, 2 de julho de 2010

Gutação e hidatódios

Quem nunca passou por baixo de uma árvore e sentiu uma gota de água? E quem nunca ouviu que era xixi de passarinho?
Pois bem, essa água não é xixi de passarinho nenhum!
É a gutação!

Quando a temperatura está razoavelmente baixa e a umidade relativa do ar está alta, as plantas absorvem mais água que o necessário, involuntariamente, pois o solo fica saturado de água.
A planta precisa, então, eliminar esse excesso de água.

Para isso as plantas possuem células chamadas Hidatódios.
Existem dois tipos de hidatódios: o hidatódio epidermal, que é uma única célula epidérmica que excreta água por transporte ativo; e o hidatódio epitemal, chamado também de estômato aquífero que é formada por duas células estomáticas, que delimitam um poro permanentemente aberto nas plantas de ambientes muitos úmidos. Este último tipo de hidatódio é o mais frequente. Nele existe uma câmara que está preenchida por um parênquima aqüífero (epítema) onde desembocam vasos do xilema.




Os santos que "choram"
Outro "fênomeno" explicado pela gutação são as imagens de santos que "choram" que podem ser explicados pelo posicionamento dos hidatódios epitemais na região ocular das estátuas, assim, quando a umidade do ar está elevada, ocorre a eliminação da água pelos canais estrategicamente posicionados.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a explicação me ajudou bastante
abraços

Daruzi disse...

olá, desculpe, mas só notei teu comentário agora! (estava ausente por muito tempo, explico a situação no post mais recente).

Obrigada!Esse é o intuito do blog! Continue visitando que pretendo continuar a difundir mais informações!

Postar um comentário