sábado, 3 de julho de 2010

Lucy!


Esse é o apelido dado à mais famosa ancestral da espécie humana, com aproximadamente 3,2 milhões de anos é o primeiro fóssil de Australopitecus afarensis encontrado.

Apelidada de Lucy por causa da música dos Beatles (Lucy in the sky with diamonds) ela é considerada a avó da humanidade, pois essa espécie deu origem ao gênero Homo, o nosso gênero.
Seu esqueleto (em integridade de 40%) foi encontrado em 1974 pelo paleontólogo Donald C. Johanson em Hadar na Etiópia.

Johanson com o esqueleto de Lucy

Lucy tinha aproximadamente 107 centímetros de altura, longos braços em relação à altura, ossos das pernas adaptados para caminhar em dois membros e seu cérebro era de tamanho semelhante a de um chimpanzé.

Bem à esquerda a reconstrução da coluna de Lucy que assemelha-se com a coluna humana (centro) e diferentes da coluna em um chimpanzé (à direita), comprovando a caminhada bípede dos A. afarensis.

A comparação com outro fóssil de A. afarensis encontrado posteriormente confirmou seu gênero feminino, pois Lucy é um pouco menos larga que o exemplar de comparação. Já sua maturidade é comprovada por evidências ósseas: os dentes "cisos" já estavam nascidos e haviam sido usados um pouco antes de sua morte e as secções cranianas que são separadas em crianças estavam unidas no esqueleto de Lucy.

Em 2006 outro fóssil de A. afarensis foi anunciado como o "bebê de Lucy", porém, sua ossada tem datação mais antiga que a de Lucy. Esse apelido foi dado por tratar-se de um hominídeo infante da mesma espécie que Lucy.

Pegadas de vários A. afarensis em Laetoli, Tanzânia. Descobertas em 1976 (dois anos depois da descoberta de Lucy) pelo paleontólogo Andrew Hill. Preservadas em lava vulcânica de uma erupção de 3,5 milhões de anos, assemelham-se às pegadas que humanos deixam ao caminhar.

0 comentários:

Postar um comentário