domingo, 25 de julho de 2010

Embriologia - Tipos de ovos

Durante o desenvolvimento os embrões precisam ficar nutridos, é para isso que existem conjuntos de nutrientes: vitelo ou lécito são os nomes empregados para essa reserva nutricional.

Os animais podem ser classificados conforme a distribuição do vitelo no ovo.
Quando a clivagem é total, ou HOLOBLÁSTICA, dividem-se em:- Oligolécitos: ovo com pequena quantidade de vitelo bem distribuida que, por divisões iguais, produzblastômeros durante o período de segmentação, todos com aproximadamente mesmo volume. Ocorrem an maioria dos mamíferos e em equinodermos



-Heterolécito: são ovos com uma quantidade mediana de vitelo mais concentrado na parte inferior do ovo, no chamado pólo vegetativo. Durante a terceira clivagem (transversal) as células superiores, chamadas de micrômeros, ficam em porção menor no citoplasma que as células inferiores (macrômeros), assim, essas células são de tamanhos desiguais, porém, como os blastômeros separam-se completamente durante o processo, continua sendo uma segmentação holoblástica. Ocorre nos platelmintos, moluscos, anelídeos e anfíbios.


Já quando a clivagem é parcial, chama-se MEROBLÁSTICA e divide-se em:

-Telolécito: é um ovo mias rico em vitelo, a quantidade de materia lnutritivo é tçao grande, que o núcleo é deslocado para a extremidade do ovo, numa região chamada de disco germinativo. Essa abundânica de materiais nutritivos dificulta a separação dos blastômeros, por isso eles não se dividem totalmente. A segmentação se dá apenas na forma de disco. Ocorre nos peixes, aves, répteis e mamíferos monotremados.


- Centrolécito: possui grande quantidade de vitelo que se apresenta na região central,ao redor do núcleo da célula-ovo. As sucessivas divisões nucleares acontecem na região central da estrutura e em seguida os núcleos deslocam-se para a superfície do ovo onde formarão as membranas que se individualizarão como células. O vitelo central então é dividido entre as células. Ocorre nos artrópodes.


Clivagem: é a divisão, ousegmentação das células

2 comentários:

Anônimo disse...

Ortografia nota 10.

Anônimo disse...

está de parabéns

Postar um comentário