quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Quinoa invade plantações transgênicas nos EUA
Um fato vem intrigando e irritando plantadores e a própria Monsanto: a kiwicha, uma planta considerada sagrada pelos Incas, está invadindo as plantações de soja transgênica.
Aparentemente essa espécie de amaranto, conhecido aqui por quinoa ou quinua, é resistente ao poderoso herbicida Roundup, que é baseado no glifosato e amônio, e a planta está tomando conta de plantações inteiras. Com isso, a planta está sendo considerada uma verdadeira praga!
A Monsanto, através de seus ite, instrui os agricultoreas a misturar o glifosato com herbicidas como o 2,4-D, que foi proíbido na Escandinávia porque pesquisas o relacionaram à incidência de cancêr.
Segundo pesquisadores britânicos do Centro para a Ecologia e Hidrologia o que ocorreu foi uma transferência de genes da soja modificada para espécies indesejadas na lavoura, como o amaranto, contrariando a crença dos defensores de trangênicos que dizem que a hibridização com plantas modificadas é praticamente impossível. Além disso, a constante aplicação de herbicidas pode ter feito uma certa pressão e ter acelerado a adaptação da planta.
Se houve mesmo um "mistura" entre a soja e outras plantas, o assunto sobre trangênicos torna-se mais preocupante, pois a hibridização de genes modificados com plantas naturais pode desencadear desequilíbrio ecológico e contaminação de outras espécies de consumo humano, direto ou indireto, com genes que não se sabem quais, muito menos seus os efeitos.
A quinoa além de possui mais proteína que a soja, ainda possui vitaminas A e C e sais minerias, é uma planta muito resistente a variações climáticas, tendo a possibilidade de se adaptar a praticamente todos os climas. Diferentemente da soja, a quinoa pode ser preparada diretamente, sem precisar de beneficiamento, e seria uma ótima alternativa para combate à fome.
Talvez este seja um alerta natural de que está na hora de mudar certos pensamentos.
Kiwicha:
Reino: Plantae
Classe: Rosopsida
Orden: Caryophyllales
Familia: Amaranthaceae
Género: Amaranthus
Especie: Amaranthus caudatus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário