sexta-feira, 13 de maio de 2011

Loxosceles

Este é o gênero das aranhas-marrom, simplesmente umas das aranhas mais perigosas do mundo, várias espécies desse gênero são encontradas no Brasil, além de existir outras tantas espécies distribuídas por todo continente Americano.

São encontradas no ambiente natural entre cascas podres de árvores, já no ambiente doméstico elas tentam "simular" o mesmo tipo de habitat, vivendo entre roupas, dentro de calçados e cantos.

Como identificá-la?
Conhecemos por aranha-marrom as espécies do gênero Loxosceles, que podem variar um pouco de cor e forma, e região que habitam, mas todas são perigosas. No Rio Grande do Sul é comum a Loxoscees hirsuta, mas dificilmente será possível identificar a espécie à primeira vista, nem será necessário, o importante é que se encontrar uma aranha de corolação marrom, pequena, com os membros finos e "esticados", fique atento!




Esse tipo de aranha, por incrível que pareça, não é agressivo, diferentemente da aranha armadeira, a aranha marrom fica no seu canto e só reage quando sente seu corpo ser comprimido. Além disso, sua picada é uma das mais indolores e imperceptíveis.

Então por que é perigosa?
Além do fato de viverem em roupas e calçados que quando são vestidos acabamos comprimindo a aranha que ataca, sua picada contém um dos venenos mais poderosos entre as aranhas.
Logo após a picada você nem desconfia que foi picado por uma aranha, quanto mais por uma aranha marrom, mas cerca de 12 horas depois o local da picada apresenta inchaço e vermelhidão, mas o indício de que foi realmente uma picada de aranha marrom é a coloração da urina que fica escura, cor de "coca-cola", e o início de um processo de necrose no local da picada.
Com o avanço sem tratamento,dependendo da quantidade de veneno inoculada, afeta os rins, levando a falêncai do órgão, com ocorrência de febre, e necrose total do tecido atingido.

Tratamento
Logo após a picada, se ela for percebida, a única coisa a ser feita é lavar o local para evitar infecções, não se deve fazer torniquetes em hipótese alguma! Isso agravaria a necrose. Aliás, não se deve fazer torniquete para nada, nenhum tipo de picada ou corte.
O soro administrado é uma mistura do soro "universal" com soros mais específicos.Após medicado, não há perigo nenhum, nenhuma necroses horrorosa como nas fotos achadas no google vai acontecer.

Como evitar?
Bater as roupas e calçados antes de utilizá-los.
Caso for picado não tentar pegar a aranha, isso pode causar outra picada, se possível contacte o Centro de Controle de Zoonoses (se sua cidade tem um, se não, os bombeiros também estão aptos para capturá-la de forma segura, não chame o SAMU de forma alguma, eles não atendem esse tipo de caso e você pode estar atrasando o atendimento de alguém que está infartando) enquanto isso, apenas cubra a aranha com um pano preto, ou a cerque para que ela não se esconda em um canto em que não será achada depois. Ou melhor, aproveite a tecnologia atualemnte disponível e use a câmera fotográfica para registrar o animal que picou!

O predador natural da aranha marrom é a lagartixa, portanto, não mate lagartixas que são animais do bem que nos salvam de insetos indesejados :)

Importante: os médicos não são preparados para identificar nem aranhas nem suas picadas, portanto se alguém for picado por uma aranha marrom, terá que informá-lo que foi esse tipo de aranha, se tiver certeza e o médico insistir que não, ameace denunciá-lo (sério!) porque ele está sendo arrogante e negligente. Aliás, médicos não são preparados para identificar nenhum tipo de aranha pela picada, tente sempre contactar quem pode identificar, vale a dica de tirar foto do animal que picou.

Quem tem animais de estimação: cuidado também! Principalmente se tiver um gato que gosta de caçar aranhas! O veneno da aranha marrom também atinge outros animais.

Esse vídeo abaixo mostra a forma como elas são encotradas na roupas: nas dobras mais escuras.
Em hipótese alguma tente pegar a aranha marrom com um papel ou com qualquer outra coisa como esse cara do vídeo fez, muito menos coloque no aquário de peixes! Não tem propósito algum no que ele fez!

2 comentários:

monet disse...

DÓI SIM E MUITOOOOOOOOOO FICA UM MAU ESTAR HORRÍVEL A PRESSÃO ABAIXA DA UMA AGONIA E FICA AQUELA DOR LOCAL REFLETINDO NAS JUNTAS MUITO RUIM

Daruzi disse...

A sensibilidade a dor varia de pessoa para pessoa, mas também deverias verificar se não és alérgico, pois podes ser picado por outro animal e ter uma reação alérgica!

Postar um comentário