sábado, 7 de maio de 2011

Antropomorfização


Esse vídeo de humor foi produzido pela BBC e "dubla" os animais, como se eles estivessem vivendo situações humanas, um exemplo do que é a antropomorfização, um conceito para a atribuição de comportamentos humanos para elementos naturais que normalmente não se portariam assim. Os personagens animais de desenho animado, por exemplo, também se encaixam nesse conceito.
O vídeo pode ser engraçado e alguns desenhos também, mas quando chegamos ao nível exagerado associamos comportamentos e hábitos humanos, inclusive alguns prejudiciais, à animais domésticos. É o exemplo os donos que levam seus cachorros para tingir o pêlo, fazer chapinha e procedimentos para "embelezar" o animal, mas na verdade estão atribuindo seus conceitos estéticos sobre um animal que não tem escolha, alguns inclusive atribuem comportamentos sociais aos seus animais, tem gente fazendo festa de aniversário, casamento e álbuns fotográfico com os animais "vestidos de gente".
Pode até ser divertido e fofinho, mas o mais importante de convivermos com os animais é aprendermos sobre seus modos de vida e aprendermos com eles que as espécies que convivem junto, apesar de terem hábitos diferentes, podem se entender com respeito. Não podemos de deixar de lembrar que os animais acabam sendo nossas vítimas de vez em quando, pois não têm a mesma capacidade intelectual que nós que somos responsáveis pelas nossas ações planejadas.

0 comentários:

Postar um comentário