quinta-feira, 3 de março de 2011

Atol de bikini


Atol é o nome dado a formações de corais em forma de anel com uma lagoa em seu interior, quando é em forma estendida, chama-se recife, que dará origem ao atol quando a ilha vulcânica do centro for desaparecendo e os depósitos de calcário que os corais secretam forem tomando forma e consistência.


O mais famoso Atol do mundo faz parte do arquipélago das ilhas Marshall, localizado na Micronésia no Oceano Pacífico.
Na década de 40 os Estados Unidos fizeram testes nucleares no atol de Bikini, entre 1946 e 1958 foram testadas 20 bombas de hidrogênio. Antes disso retiraram a população local, mas não se preocuparam com o impacto provocado aos outros seres vivos que ali viviam e que foram pulverizados em sua maioria, relatos contam que houve uma "poeira branca", possivelmente restos de corais.


Por anos o índice de radioatividade na ilha impede que seres humanos voltem e essa ausência provocou um crescimento populacional de corais e outros invertebrados, que sem a interferência humana puderam se regenerar e se expandir. Houve uma incrível adapatação desses seres, mesmo com altos índices radioativos.

Pesquisas recentes focam na contagem de espécies de corais, há ocorrência de aproximadamente 183 espécies de corais, número superior às espécies encontradas na costa brasileira, 28 espécies desapareceram e 11 espécies foram contadas pela primeira vez na região. A provável explicação é que as correntes marinhas tenham trazido a vida novamente ao Atol de Bikini.

Curiosidade:
O desenho animado "Bob Esponja Calça Quadrada" se passa na cidade submarina fictícia chamada "Fenda do Bikini". Segundo o criador, Stephen Hillenburg, que é biólogo marinho, a cidadizinha está no Atol de Bikini, e a radioatividade das explosões nucleares teria causado a mutação dos animais que se tornaram personagens do desenho.

Corais:
Estão no grupo dos cnidários (o mesmo das águas vivas) e pertencem a classe Anthozoa que engloba seres sedentários divididos entre aqueles com "exosequeleto"* (os corais) e seres sem exoesqueleto (enêmonas).
Os corais secretam o calcário de que são formados e esse calcário vai dando base para a colônia que também é habitada por outros invertebrados e até peixes!

*não me sinto confortável utilizando a denominação de exoequeleto para o caso dos corais, pois o calcário faz parte da formação do animal, diferente do exoesqueleto de alguns artrópodes, por exemplo, que fica restrito ao revestimento do corpo do animal.

2 comentários:

Tiago disse...

Eu me interesso deveras pelas espécies e ecossistemas que são prejudicados na ocasião de guerras e suas consequências e as informações sobre isso são TÃO escassas. Aqui ficou tão claro e tão bem explicado que tive que seguir o blog. Parabéns colega, você escreve super bem!

P.S. Vocês encontraram um poliplacoforo e várias cracas na PRIMEIRA saída de campo? P*** mundo injusto! xD

Daruzi disse...

Sim! Achamos um poliplacóforo! Muito perdido na areia hehehehe
agora ele deve estar seguro num auqário no museu!

Postar um comentário