Atualmente, com a pressão social movida por pesquisas e alertas científicos, as empresas aprenderam que reaproveitar o que seria disperdiçado pode render economias e até lucros! Nesse contexto foram criados os "selos" Green e Eco que servem para avisar aos consumidores que elas possuem os chamados "certificados de origem" e com isso conquistar os consumidores preocupados ou com o meio ambiente ou em mostrar aos colegas que se preocupa. Sim, porque consumir produtos com tais selos muitas vezes serve como marketing pessoal. Mas é bom lembrar que tais selos não querem dizer que as empresas são boazinhas e 0% poluição! Quer dizer que a origem dos materiais utilizados causam um impacto ambiental reduzido.
Mas quando a empresa não possui o tal certificado? Algumas têm inventado maneiras de se encaixar no marketing do "ecologicamente correto", como mostruários providos de reciclagem de garrafas PET, por exemplo. Ou até utilizar-se do reaproveitamento, como uma maneira de atestar uma espécie de certificado de destino.
Olha o que uma empresa de salgadinhos anda vendendo também:

Pois é, a habilidade da minha avó de reaproveitar parece ter virado moda!
E no mundo "underground" da customização e reaproveitamento com estilo: carteiras e bolsas feitas de sacos de arroz! Achei muito bacana e estiloso!

Ideias não faltam para reaproveitar materias que iriam para o lixo, por isso vou criar a marcação "artesanato" destinada a divulgar essas ideias. Também aceito contribuições!
Esse post foi inspirado no post de um blog que eu adoro! O SuperZiper. Inclusive as imagens foram retiradas de lá: a primeira imagem foi tirada por uma das blogueiras em um Wallmart e a outra foi retirada do flick do benjistu.
0 comentários:
Postar um comentário