É dessa forma que as espécies de bactérias Baumannia cicadellinicola e a Sulcia muelleri são tratadas no interior da Homalodisca vitripennis, uma espécie de cigarra.
Essas bactérias ficam alojadas em uma estrutura corporal da cigarra, o bacterioma, onde elas são protegidas pelos bacteriócitos, células especiais para a proteçã odessas bactérias e que lhes fornecem nutrientes e aminoácidos necessários para sua sobrevivência.
Mas por que tanto luxo e tratamento VIP?
Porque da mesmo forma que a cigarra é benéfica para as bactperias, essas bactáerias são muito benéficas para a cigarra, essas três espécies vivem em endossimbiose. Enquanto as bactérias recebem proteção e nutrientes, a cigarra também se beneficia, pois a Baummania c. sintetiza vitaminas e a Sulcia m. produz aminoácidos que complementam a síntese da Baummania c., assim, as duas em conjunto fonecem uma quantidade extra de energia para a cigarra que alimenta-se do xilema de plantas que não possuem os tais nutrientes que só suas hópedes lhe fornecem.
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Linda né, essa dança evolutiva e simbiogênica entre estes tres dançarinos, no palco da vida...
ganhou um link ;)
olá, desculpe, mas só notei teu comentário agora! (estava ausente por muito tempo, explico a situação no post mais recente).
Muito obrigada! E agora eu vou voltar a postar com frequência, então, continue visitando!
É de emocionar observar a natureza e suas facetas! Fico muito feliz que faz parte da minha futura profissão admirar a arte proporcionada por ela!
Postar um comentário