Apesar de ser obtido de uma fonte renovável, o papel agride muito o meio ambiente.
Primeiro porque as fontes do papel são monoculturas de espécies exóticas, grandes plantações de eucalipto causam o desaparecimento quase totalitário da biodiversidade local.
Além disso a cadeia de produção demanda de muitos produtos químicos e os dejetos muitas vezes são descartados de forma incorreta.
Para quê usar papel extremamente branco para anotações e rascunhos? O papel reciclado é uma saída mais ecológica!
Para cada 1000kg de papel reciclado 20 árvores são poupadas!
Porém para produção de papel reciclado também utiliza-se fibras vegetais virgens para lhe dar maior resistência e não está insento de produtos químicos, principalmente se conter papéis com muitos pigmentos!
A solução, além de utilizar papel reciclado e separar o papel corretamente, é escolher produtos que não contenham tantos pigmentos em suas embalagens de papel.
Quais tipos de papel podem ser reciclados?
jornais e revistas, folhas de caderno, formulários de computador, envelopes, rascunhos, caixas em geral, aparas de papel, fotocópias, papel de fax, cartazes e folhetos
E quais não podem ser reciclados?
papel carbono, fita crepe, papéis metalizados, papéis parafinados, papéis plastificados, papéis higiênicos, "papel" de bala, embalagens de biscoitos, papéis sujos, etiqueta adesiva, tocos de cigarro e fotografias
Se você acha o papel reciclado muito acaro, confira a "receita" de como fazer em casa!
Papel recilcado artesanal
Materiais: papel para ser reciclado; folhas secas diversas (se quiser); flores ou ervas que liberam cheiro (se preferir com cheirinho); água de beterraba fervida, ou outra planta que solte pigmentos caso você queira colorir o papel; bacia de plástico; liquidificador; bastidor e tela (moldura) retangular no tamanho A4.
Como fazer:
A - Preparando a polpa:
Pique o papel e deixe de molho durante um dia ou uma noite na bacia rasa, para amolecer. Coloque água e papel no liquidificador, na proporção de três partes de água para uma de papel. Bata por dez segundos e desligue. Espere um minuto e bata novamente por mais dez segundos. A polpa está pronta. Aqui você pode adicionar alguma coisa para colorir o papel.
Despeje em uma vasilha grande e misture as ervas aromáticas e as folhas secas;
B - Fazendo o papel:
1. Despeje a polpa numa bacia grande, maior que a moldura.
2. Coloque a moldura vazada sobre a moldura com tela. Mergulhe a moldura verticalmente e deite-a no fundo da bacia.
3. Suspenda-as ainda na posição horizontal, bem devagar, de modo que a polpa fique depositada na tela. Espere o excesso de água escorrer para dentro da bacia e retire cuidadosamente a moldura vazada.
4. Vire a moldura com a polpa para baixo, sobre um jornal ou pano.
5. Tire o excesso de água com uma esponja.
6. Levante a moldura, deixando a folha de papel artesanal ainda úmida sobre o jornal ou morim.
Você pode prensar o papel intercalando com folhas de jornal ou deixá-lo secar.
sábado, 1 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
muito legal
olá, desculpe, mas só notei teu comentário agora! (estava ausente por muito tempo, explico a situação no post mais recente).
Esse ano fiz uma oficina de papel reciclado e realmente é muito legal! Se tiveres a oportunidade de participar de uma recomendo muito! Continue visitando o blog que pretendo divulgar mais dicas e quem sabe até uma oficina futura!
Postar um comentário